Não o culpamos se você for um pouco cético em relação aos afrodisíacos tradicionais neste momento. As ostras não lhes dão exatamente uma boa reputação, e esse é apenas um exemplo moderno. Volte a alguns métodos históricos de aumentar a libido e você encontrará uma mistura de partes de animais que vão desde a pele de sapo até produtos químicos derivados de besouros (Sandroni, 2001). Apesar da história pouco apetitosa, há um desses estimulantes da libido que você deve experimentar: a maca.

Maca, ou Lepidium meyenii , é uma planta da família dos vegetais crucíferos (como couve e couve de Bruxelas) conhecida por suas supostas propriedades adaptogênicas ou capacidade de ajudar seu corpo a se adaptar e lidar com o estresse. Também conhecido como ginseng peruano, a maca é cultivada nas montanhas dos Andese historicamente tem sido usado pelos Incas (Gonzales, 2012). A maioria dos remédios é feita de sua raiz, que pode ser vermelha, preta, branca ou amarela e se assemelha a um rabanete ou nabo. Então, o que um suplemento de ervas datado dos incas pode oferecer ao buscador moderno de saúde? Potencialmente muito.

VITAIS

  • Maca é uma planta aparentada com a couve-de-bruxelas e a couve-de-bruxelas que cresce na Cordilheira dos Andes e era usada na medicina tradicional pelos Incas.
  • Muitos dos benefícios da maca para a saúde têm apenas estudos preliminares para apoiá-los, portanto, precisamos de mais pesquisas para dizer que eles são verdadeiros na população em geral.
  • A maca pode ajudar em diferentes tipos de disfunção sexual, desde aumentar a motilidade dos espermatozóides até aumentar o desejo sexual em homens e mulheres.
  • Este suplemento de ervas não parece afetar os níveis de testosterona, mas pode agir de forma semelhante ao estrogênio no corpo, então mulheres com certas condições devem evitá-lo.
  • A maca tem um sabor agradável, de nozes, quase caramelo, tornando mais fácil adicionar o pó à sua dieta diária em smoothies e lattes.

Principais benefícios da maca para a saúde

Maca tem uma boa reputação, mas todos nós sabemos que isso pode ser enganoso. É por isso que, embora a maca seja considerada benéfica para a saúde, como ajuda na memória e na concentração, reduzindo o tamanho da próstata e aumentando a massa e a força muscular, é melhor esperar para ver o que a ciência confirmará. Atualmente não há evidências, por exemplo, de que L. meyenii pode ajudá-lo a ganhar mais músculos. E seus alegados benefícios para a cognição e a saúde da próstata têm apenas estudos com animais como evidência. Mas aqui está o que sabemos sobre o suplemento de ervas e o que ele pode fazer em humanos.

Pode aumentar a libido

Você leu certo: a maca era tradicionalmente considerada um afrodisíaco. E a ciência apóia a prática. O suplemento de ervas aumentou com sucesso o desejo sexual auto-relatado em homens após oito semanas em um estudo clínico de 2002 (Gonzales, 2002). Os pesquisadores até pediram aos homens que fizessem testes para avaliar sua depressão e ansiedade e testaram seus níveis de testosterona e estrogênio ao longo do estudo. Eles descobriram que a maca aumentou o desejo sexual independente desses outros fatores que poderiam ter afetado a libido.

E podem não ser apenas os homens que podem obter um impulso com a raiz medicinal. Uma meta-análiseque analisou quatro ensaios clínicos, descobriu que os suplementos de maca aumentam a libido em dois ensaios com homens adultos e mulheres na menopausa (Shin, 2010). Um ensaio com ciclistas saudáveis ​​não encontrou nenhum efeito, e o ensaio final descobriu que a suplementação de maca ajudou significativamente os homens com disfunção erétil. Havia poucos estudos, e eles eram pequenos, no entanto, os pesquisadores dizem que precisamos de mais testes para ter certeza dos resultados. O Natural Medicines Comprehensive Database atualmente não reconhece a maca como um tratamento eficaz para o desempenho ou disfunção sexual ou desejo sexual (Medline Plus, 2019).

Pode aumentar os níveis de libido

Apesar do uso tradicional, é aqui que a maca está ganhando reputação na medicina alternativa moderna. A maca é rica em hidratos de carbono, uma fonte primária de combustível para o nosso corpo, especialmente o nosso cérebro e músculos. Mas os pesquisadores acreditam que esta erva medicinal pode ajudar a aumentar a energia além de repor nossos estoques de glicogênio. Os ensaios são preliminares e envolvem principalmente animais (Yang, 2015) ( Li, 2018 ), então é impossível dizer que os resultados são verdadeiros em humanos. Os ratos foram capazes de nadar mais quando receberam suplementos de maca, descobriu um estudo (Choi, 2012). Os pesquisadores acreditam que a maca pode diminuir os efeitos do estresse oxidativo causado pelo exercício.

Um pequeno estudofoi feito em humanos, no entanto. Os pesquisadores deram a ciclistas machos treinados extrato de maca por 14 dias e descobriram que, no final do período, eles poderiam completar um contra-relógio de ciclismo de 40 km mais rápido do que antes da suplementação (Stone, 2009). Embora os tempos fossem significativamente maiores do que a linha de base, eles não eram estatisticamente significativos no tempo do grupo do placebo. (É importante notar que o grupo da maca relatou aumento do desejo sexual, não observado nas pessoas que tomaram o placebo, no entanto.) Mais trabalho precisa ser feito para ver se os resultados encontrados em vários estudos com animais possivelmente são verdadeiros em humanos.

Pode aumentar a fertilidade em homens

A raiz de maca também pode ser uma promessa para pessoas com diferentes tipos de disfunção sexual. Um estudo com homens adultos saudáveis ​​descobriu que a maca melhorou a concentração e a motilidade do esperma em comparação com o placebo, embora os níveis hormonais não tenham mudado (Melnikovova, 2015). E outros ensaios clínicos relataram resultados semelhantes. Outro estudo confirmou que, embora os níveis hormonais não tenham mudado, a motilidade do esperma, o volume seminal, a contagem de espermatozoides por ejaculação e a contagem de espermatozoides móveis aumentaram nos participantes após quatro meses de suplementação (Gonzales, 2001). Assim, a fertilidade aumentou sem afetar os níveis de testosterona. Uma meta-análise da pesquisa disponível concluíram que, embora os resultados de vários ensaios clínicos sejam promissores e sugiram que a maca pode melhorar a qualidade do esperma, todos esses estudos foram limitados em seu tamanho, portanto, mais pesquisas precisam ser feitas para confirmar seus achados (Lee, 2016).

Pode aliviar os sintomas da menopausa

O Natural Medicines Comprehensive Database também não reconhece o pó de maca como um tratamento eficaz para os sintomas da menopausa, mas a pesquisa parece promissora. Estudos piloto investigaram os efeitos deste suplemento de ervas nos sintomas físicos e mentais. Um pequeno estudo descobriu que 3,5 g de maca por dia durante seis semanas diminuiu ligeiramente os sintomas psicológicos, incluindo ansiedade e depressão, e melhorou a função sexual em mulheres na menopausa (Brooks, 2008). Outro pequeno estudo duplo-cego usou doses semelhantes de maca por 12 semanas em participantes, o que resultou em diminuição da depressão e melhora da pressão arterial em mulheres na pós-menopausa (Stojanovska, 2014). Mais pesquisas são necessárias para confirmar que esses achados são verdadeiros na população em geral.

Como tomar maca

Maca está prontamente disponível e, até recentemente, podia até ser encontrada nas prateleiras de seu Trader Joe’s local. (Infelizmente, a demanda não acompanhou, então os TJs rejeitaram o produto.) A forma mais comum que você encontrará é a maca em pó, e seu sabor de nozes e terra combina bem com leite cozido no vapor (como em um café com leite) ou smoothies. (Algumas pessoas até afirmam que tem gosto um pouco de caramelo.) Adicionar uma porção de pó de raiz de maca a um smoothie matinal parece ser a maneira mais popular de usá-lo. Embora faltem evidências científicas para as alegações de energia, algumas pessoas relataram uma sensação de “nervosismo” como um efeito colateral que interfere no sono. Se você tende a ser sensível a suplementos, pode querer usá-los de manhã para evitar qualquer potencial insônia.

Maca também vem em outras formas, embora não sejam tão comuns. Você também pode encontrar cápsulas e extratos líquidos. A maioria dos suplementos no mercado são feitos de maca amarela, e aqueles feitos de maca vermelha ou preta podem oferecer benefícios à saúde ligeiramente diferentes.

Mas há um aumento recente em uma nova forma de maca: produtos para a pele. Pesquisas feitas em animais sugerem que, aplicada topicamente, a maca pode ser capaz de proteger sua pele dos raios ultravioleta (UV) graças ao seu conteúdo antioxidante de polifenol (Gonzales-Castañeda, 2011). Além de causar rugas, a radiação UV também contribui para o risco de câncer de pele. Mais trabalho precisa ser feito para confirmar que esse mecanismo de proteção também funciona em humanos, e deve-se observar que esses produtos para a pele não substituem o filtro solar comum.

Riscos e considerações potenciais

Está claro neste ponto que a maior preocupação com a maca é que a pesquisa disponível é limitada. Embora a planta medicinal seja usada há séculos, as pesquisas ainda estão se aproximando. Estudos em animais e pequenos ensaios clínicos são um começo, mas suas descobertas não nos permitem dizer com certeza se os benefícios para a saúde observados, e a falta de efeitos colaterais, realmente são verdadeiros em humanos ou em populações maiores.

Os efeitos colaterais da maca tendem a ser anedóticos, sugerindo que o suplemento de ervas geralmente é bem tolerado. Esses efeitos colaterais auto-relatados incluem maior vigilância ou uma sensação de “agitação” que perturbou o sono. Mas a ciência simplesmente não está lá para apoiar as evidências anedóticas. Mas mesmo que seja geralmente considerado seguro, você ainda deve conversar com seu médico antes de iniciar um regime.

E ainda existem alguns grupos de pessoas para os quais não é sugerido. Maca, como repolho, couve de Bruxelas e outros vegetais relacionados, contém goitrogens (Bajaj, 2016), substâncias que podem interferir com o funcionamento normal da glândula tireóide. Por esse motivo, pode afetar mais gravemente as pessoas com função tireoidiana já prejudicada, como as pessoas com hipotireoidismo. Também não é recomendado para pessoas com doenças sensíveis a hormônios, como endometriose, câncer de mama ou miomas uterinos, uma vez que a maca pode agir como o estrogênio (Valentová, 2006) no corpo e piorar essas condições.

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