Obesidade E Alimentação: Como Se Alimentam As Pessoas Obesas?

Visão geral do conteúdo

  • Obesidade e alimentação: como se alimentam as pessoas obesas?
  • Causas da obesidade: diferenciando calorias
  • Boas gorduras, as grandes esquecidas em nossa dieta
  • Tenha muito cuidado com açúcares
  • Proteínas, aprendendo a escolhê-las corretamente
  • A importância básica de uma boa hidratação
  • Fome emocional
  • Visualização ou como se adaptar ao corpo e à mente

Obesidade E Alimentação: Como Se Alimentam As Pessoas Obesas?

Vou usar uma expressão ligeiramente dura. Existem pessoas obesas desnutridas? Eu já acredito nisso . Sei muito bem do que estou falando, porque vivi na primeira pessoa. E vou dar um exemplo muito didático. O gesso está cheio de cálcio, não é? Posso comer uma tonelada de gesso e não obter cálcio. Só porque você o colocou em seu corpo, não significa que ele acabará em suas células.

Causas Da Obesidade: Diferenciando Calorias

Nem todas as “calorias” são iguais. Precisamos dos nutrientes necessários ou essenciais que estão presentes e presentes em cada um dos grupos de alimentos: proteínas, carboidratos e gorduras . Mas não vale tudo nem de forma alguma. Se fornecermos ao corpo “alimentos não saudáveis”, além de saturar temporariamente a sensação de fome com seu inerente “efeito de feedback” em poucas horas, é muito possível que não obtenhamos os nutrientes básicos (nutrientes e alimentos não são os mesmo, é claro). Daí a importância do tipo de alimento que consumimos. Alimentos frescos, sazonais, não processados, “bio”, sempre que possível, fornecerão muito mais nutrientes do que o mesmo alimento processado , enlatado, tratado, modificado, talvez colhido alguns meses atrás (ou um ano no caso de muitas frutas “maduras” nas câmaras).

As pessoas que desejam perder peso costumam pensar que, se seu problema for gordura, não podem comer gordura. Não é o acúmulo de gordura meu problema? Como posso comer algo que contenha gordura! Com esse “sem método” de perda de peso, é fácil conseguir exatamente o oposto (ganhar peso) porque os carboidratos consumidos são transformados em gorduras de reserva em vez de queimá-las (ativando o programa FAT). Mas isso não seria o pior. Pode acontecer que a mudança nos processos metabólicos do corpo termine com uma descompensação séria de alguma etapa metabólica importante. Eu quis dizer isso com o termo “gordura desnutrida”, ou melhor, “desnutrida”. Essa “desnutrição”, entre outros efeitos, pode levar ao ganho de peso ou à estabilização mesmo quando reduzimos significativamente a ingestão de praticamente tudo o que é necessário.

Não se trata de não comer este ou aquele produto, mas comer o tipo certo de gorduras, proteínas e carboidratos. Obesidade e dieta estão, é claro, intimamente relacionadas.

Boas Gorduras, As Grandes Esquecidas Em Nossa Dieta

A forma mais visível e dominante de fome nutricional que sofremos hoje são os ácidos graxos essenciais . Os principais são Omega-3 e Omega-6. As gorduras saturadas estavam pouco presentes nas dietas “antigas”, e a proporção de ácidos graxos ômega-6 e ômega-3 era de 1: 1. Hoje é 20: 1. relacionada a processos inflamatórios), essa mesma “desproporção” causa a ativação do programa FAT.

Em minha opinião, é quase impossível perder peso sem um suprimento diário de ácidos graxos ômega-3 de qualidade . Da mesma forma que existem gorduras essenciais que devemos comer todos os dias, principalmente quando se trata de perder peso.

Tenha Muito Cuidado Com Açúcares

Algo semelhante acontece com os açúcares. Você precisa observar sua ingestão de carboidratos e ser rigoroso em suas escolhas. Os açúcares essenciais ajudarão seu corpo a produzir glicanos, e os glicanos ajudarão seu sistema imunológico quando tiver que lidar com vírus e bactérias, além de favorecer a comunicação intercelular, especialmente entre as células nervosas e o cérebro.

Uma dieta rica em frutas e vegetais frescos da estação não tratados fornece todos os açúcares necessários de que você precisa, e nem todos vêm de fontes doces. A fucose é encontrada em cogumelos e sementes, xilose em cevada e fermento, manose em brócolis, repolho e sementes inteiras.

Em vez disso , devemos evitar carboidratos que chamo de “mortos” ou vazios: grãos processados, açúcares refinados, amidos … Devemos eliminar o pão, produtos processados ​​de trigo e açúcar de mesa. Todos eles ativam programas FAT. Em contraste, frutas frescas, especialmente morangos, framboesas, amoras e outras frutas silvestres são uma fonte de antioxidantes altamente valiosos. O mesmo acontece com seu valor insignificante de proteína e também em formas muito assimiláveis.

Proteínas, Aprendendo A Escolhê-Las Corretamente

Na verdade, na ingestão de proteínas podemos nos encontrar com o paradoxo de que as quantidades ingeridas e assimiladas são muito desiguais. Poderíamos ingerir cem gramas de proteína e dessas cem gramas talvez apenas 15% seriam assimiláveis.

O pior é que os resíduos de proteína se transformam em açúcar, por sua vez, uma fonte de calorias vazias que seu corpo acabará armazenando como gordura. Precisamos realmente fornecer uma fonte protéica de aminoácidos essenciais e recorrer a suplementos de aminoácidos (além de multivitaminas, multiminerais …) quando precisarmos compensar a ausência de algum deles. Eu recomendo tomar suplementos probióticos, enzimas digestivas, ômega-3, vitamina E e certos aminoácidos

A Importância Básica De Uma Boa Hidratação

Por fim, devo enfatizar algo muito importante: devemos beber muita água . Não somos em vão 70% de água. 75-80% da população vive em estado de desidratação crônica e a desidratação ativa os programas de FAT. Freqüentemente substituímos a desidratação pela fome e comemos porque estamos com sede. A desidratação também se manifesta como um desejo intenso por bebidas açucaradas e não alcoólicas; exatamente o que devemos evitar quando queremos perder peso. Todos os especialistas concordam que você deve beber entre 8 e 10 copos de água por dia, cerca de dois litros. Minha sugestão é beber dois copos d’água ao nos levantarmos, outro copo d’água antes de cada refeição e um pouco mais durante a refeição e claro à noite. E outra recomendação: beba água quando estiver com fome para ver se está realmente com fome ou com sede.

Fome Emocional

A maioria dos programas de perda de peso não presta atenção à conexão mente-corpo e falha . Existem tensões não físicas que impulsionam nossos programas FAT. Não considerá-los um erro.

Cada vez que sofremos tensão mental ou emocional, mudanças químicas são geradas em nosso corpo, mudanças que podem ativar os antigos programas de sobrevivência em nós. Situações estressantes, estresse mental e emocional, desempenham um papel primordial nos resultados quando queremos perder peso.

E é por isso que é totalmente razoável que nosso cérebro interprete todo estresse mental ou emocional proveniente da sensação de carência como um sinal de fome extrema. Em certo sentido, toda falha é uma forma de fome . Quando você está em uma esfera sentimental ou na vida de um casal, em uma situação econômica crítica, com medo de perder o emprego ou de não encontrá-lo se ele estiver perdido, em uma situação que sentimos não estar prestando atenção, em uma crise de objetivos vitais … a falta é sentida, nosso cérebro se traduz no reino físico. Claro, o tipo mais importante de deficiência que nosso cérebro mais primitivo entende é a falta física de comida. O cérebro pode interpretar qualquer forma de deficiência mental, emocional e até espiritual como falta de comida. Estamos falando de interpretação e, portanto, não depende tanto da objetividade da situação quanto da percepção.

Da interpretação à crença, há uma sucessão que às vezes não podemos ou não sabemos controlar. Crenças e credenciais fortes podem ativar (e também desativar) programas FAT.

Quanto a perder peso, você pode ter tentado várias vezes e não conseguido, a ponto de acreditar que era impossível. A crença de que perder peso é difícil ou impossível – independentemente disso – já é a causa da obesidade mental.

Você pode eliminar as crenças que causam a obesidade mental reeducando a mente. Você pode ativar e desativar credenciais como interruptores para atender às suas necessidades. Quanto mais fácil você achar que é perder peso, mais fácil será. Você pode usar o poder de persuasão para lucrar.

Você também tem o poder das palavras para reprogramar sua maneira de pensar. Uma vez no modo SMART, você tem exemplos de uso de palavras que foram úteis para mim para lidar com a obesidade emocional e mental: Sinto-me seguro, a vida é segura, magro é seguro ou perder peso é fácil, sou magro sem esforço, meu corpo quer ser magro …

Visualização Ou Como Se Adaptar Ao Corpo E À Mente

Que linguagem nossos cérebros e corpos falam? Nossa, sem dúvida! Mas a verdade é que eles não “falam” e ainda se comunicam.

Como podemos nos comunicar de maneira mais eficaz com nosso corpo? Bem, por meio de símbolo e imagem, que são linguagens não idiomáticas verdadeiramente universais. É por isso que a visualização funciona tão bem. Ao criar uma imagem visual interna de como você deseja ter a aparência, você está “programando” para ter apenas essa imagem, não outra. Esta é a maneira mais eficaz de falar com sua mente inconsciente e cérebro animal para que eles saibam:

Interpretando mal mensagens
Eu quero ser magro,
eu tenho que ser magro. Desconectar-se
de programas FAT

A visualização é obviamente mais eficaz quando você está no modo SMART . Ao atingir uma alta capacidade de concentração, criamos uma imagem visual muito mais poderosa e a mensagem enviada ao inconsciente é muito mais clara. Na verdade, ao transmitir essa imagem visual, o que você faz é feito com a crença de que vai conseguir o que agora é a intenção, mas não hesite: você fortalece a intenção e esse é um passo crucial!

É importante transformar a visualização em um hábito. Quando você conseguir isso, estará no caminho de transformar seu corpo a partir de dentro, não na direção oposta, como quase sempre fazia no passado.

A visualização se torna mais fácil com a prática e o tempo. O que inicialmente pode demorar alguns minutos, acabará por demorar alguns segundos após um mês. Em minha opinião, é neste ponto que você adquiriu o produto de perda de peso mais benéfico. Você adquiriu o hábito e o esforço automáticos de se programar para ser esbelto e seu corpo seguirá suas instruções letra por letra.

Existem várias técnicas de visualização que podem ajudá-lo no início, se você estiver realmente tendo dificuldade em entendê-las. A visualização básica pode ser praticada a qualquer momento, mas será mais eficaz quando você estiver no modo SMART, antes de ir para a cama ou ao acordar. Lembre-se de que o modo SMART é um estado de consciência no qual você pode aplicar as mudanças que deseja para “ficar com você por toda a vida”, da forma como você se torna uma super máquina de aprendizagem. No entanto, não pense que você precisa de um lugar especial ou de uma determinada atividade para entrar no modo SMART e visualizar. Você pode imaginar que seu corpo está em perfeita forma ao longo do dia, a qualquer hora, desde que essa ideia venha à sua mente. Quando você rega as plantas, quando está indo para o trabalho, mesmo em frente ao computador, fazendo uma pequena pausa no trabalho.

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